quarta-feira, 13 de julho de 2011

Vida nova ao Rei

A Escola
Primeiro dia de aula de Guy. Não, péra, não deve começar assim.
O começo deve ser da seguinte maneira:
Fui fazer a matrícula de Guy . Enquanto sentava diante da diretora, Breno levou Guy para conhecer sua possível futura sala de brincar. Denise, que é a cara da Regina Duarte, explicava pra mim sobre o período de adaptação. Que nos primeiros dias a mãe ou o pai tem que ficar na escola e tal, daqui a pouco Breno voltou sem Guy. Cadê ele? Perguntamos. Ficou lá, respondeu.
***
A pequena escola fica pertinho de casa, mais fácil a pé que de carro. Agradou por ser pequena, mais pessoal.
***
Um fenômeno
No dia seguinte, agora sim, o primeiro dia de aula de Guy, levei o menino pela mão até a sala de brincar, de uniforme, mochilinha e tudo. Entrou sem olhar pra trás, observei um pouco, depois fui ali ficar de fora.
Eu fiquei lá no banco do parquinho, esperando ouvir a mãnha de Guy me procurando, e nada aocnteceu. Fiquei olhando pra cima, olhando pro nada, desejando uma revista, um livro, uma bula, qualquer coisa pra ler. Curiosa pra espiar o guri. Nada acontecia. Pensei no meu  netbook. Quando fui avisar que iria buscar em casa, a pró Karina (em São Paulo seria tia Karina) veio com um papelzinho. Anota aqui seu telefone, se precisar eu te ligo. Olhei assim meio sem querer entender. Ele ta tranqüilo, se precisar te ligo.Tá bom então. Fui pra casa e ninguém nunca mais me ligou.
***
Hoje, o segundo dia, Guy entrou garrado na minha mão. Daí viu a Maria dentro da casinha de bonecas. Entrou atrás da Maria sem lembrar que tinha mãe. E eu parti.

Macio, meu amigo

Ontem foi um dia de grandes estréias. Além da escola, a expectativa era grande para a equoterapia. Fomos de buzú até o Parque de Exposições. La dentro, andamos muito até chegar a sede da Polícia Montada. Em território inimigo (brincadeirinha)  funciona, num esquema de parceria, a Associação Baiana de Equoterapia.
A Abae é uma instituição sem fins lucrativos, que atende pessoas com necessidades especiais ajudando-as a conquistar sua independência.
Equoterapia, um procedimento geralmente caro,  oferecida gratuitamente em Salvador. A demanda é grande, para iniciar uma sessão, é preciso enfrentar uma fila de espera de 300 pessoas, o que pode levar alguns meses, nos quais você fica torcendo pra alguém desistir, ou pra faltar três vezes sem justificativa e poder ser substituído por uma pessoa mais interessada.  Para ajudar nas despesas, quatro turnos foram reservados para atendimento particular – pago. Guy está num desses.
(Engraçado que havia uma equoterapia em Vila do Atlântico, se chamava Jaguar e, dizem, é num lugar de beleza exuberante. Mas fechou por falta de demanda.)
Marília veio nos atender. Adorei este nome. É a Terapeuta Ocupacional. Magra como um pau e de cabelos vermelhos  como o pôr do sol. Marília fez a avaliação e logo chamou Guy pra o cavalo.
Junto com ela tem dois assistentes, que, desculpe a falha, não me lembro os nomes. Um jovem e um coroa parecido com o Morgam Freemam.  Todos três esbanjando uma energia tranqüila e positiva. Marília apresentou Guy a Macio, um cavalo baixinho. Guy foi montado em Macio e, quando esboçou reclamar, Macio começou a andar. Com um leve sorriso, Guy esqueceu de dar bronca e fez uma viagem muito prazerosa em torno do campo de equitação. Nós ficamos de longe, só olhando, morrendo de orgulho de nosso pequeno cavaleiro. Agente via Guy agarrando o jovem, sorrindo pro coroa, tentando entender oque dizia Marília. Foi uma interação total. Guy adorou o lugar, tem muitos brinquedos, tem uma rampa que ele gosta de subir e depois descer na banguela. Macio foi gentil, parece ser bem maduro o cavalinho.
Saímos de lá felizes e contentes. Guy veio pra casa, brincou de massinha e dormiu cedo.

2 comentários:

  1. Ai qta emoção assim tão rápido...
    Gaby na segunda feira falou assim:Mããee hj Guy já deve ir pra escola néé...???(toooodo interessado..)Eu respondo:calma né Gaby deixa ele chegar,a tia ajeitar tudo não deve ser tão rápido assim..e Gaby na sua eterna sabedoria poética respondeu quase que adivinhando que naqueles dias Guy já estava descobrindo todo um mundo novo e surpreendente:Ahh mããee vai sim eu acho que vai..tudo que é preciso é preciso,ele vai logo sim tenho certeza...
    Ai sem bobeiras sentimentais,estamos todos muito felizes,orgulhosdos e realizados com novos passos de Guy..
    Obrigada por postar logo e dividir com a gente as novidades....
    Os meninos mandam bjos infinitos de amor e já saudades...

    ResponderExcluir
  2. Tá bom, Fer! Já chorei, tá? E bastante ok? Bom perceber que você tá feliz viu ??
    Super beijo

    ResponderExcluir