terça-feira, 19 de julho de 2011

Papai - inércia crônica

Estou aqui na escola do Guy. Ele está lá dentro brincando e eu, aqui fora, pronta pra socorrer, e também pensando em todas as questões que rodeiam seus desenvolvimento.
Vejo cada vez mais que o atraso do Guy é muito grande, além da fala. Guy praticamente não se comunica com o mundo, não entende o que falamos, só quer brincar sozinho, e não parece querer dizer alguma coisa, seja lá qual for a linguagem. Lendo artigos sobre o caso, um detalhe ma chamou atenção, dentre inúmeras causas, a prostação de quem convive com ele pode ajudar e muito, a não falar.
Estou prestes a deixar Guy aqui em Salvador com seu pai, sem mim por alguns dias, e isso repetidamente. Ou seja, Breno estará mais presenta na vida de Guy do que eu pelos próximos 5 meses. Mas a postura dele está me fazendo repensar a decisão. Breno está totalmente prostado. Claramente depressivo e com baixíssima alto-estima. Além de parecer não ter entendido o grau do problema do Guy, não entendeu que seu papel na convivência com ele é fundamental. Quando se propõe a brincar com Guy, não faz mais do que ficar sentado do lado dele, olhando pro nada, sem perceber que Guy está mergulhado em brincadeiras autisticas. Eu falo de cá, conversa com ele Breno. Então ele acorda, Fala duas ou três palavras, e mergulha novamente em, seu silêncio.
A verdade é que estou acordando para a real situação de Breno e me parece que ele também está precisando de cuidados.
O retrato de Breno hoje é um adolescente, que não quer ouvir bronca, quando está em casa quer ficar 'descansando', e não sabe o que vai fazer da vida. Só que ele não é um adolescente, é um adulto de 31 anos, com filho e obrigações, e é cobrado constantemente por isso. Quanto mais cobrado, mais drama faz, mais se vitimiza, mais se afunda em sua prostação.
Breno está tão preocupado com nosso relacionamento quanto eu estou preocupada com Guy. E como estou full time preocupada com Guy, não estou dando a mínima para nosso relacionamento. Quanto mais eu explico pra ele que temos que nos concentrar no Guy, "mais drama faz, mais se vitimiza, mais se afunda em sua prostação".
A postura que ele está tomando não ajudará Guy, e não ajudará a melhorar nosso relacionamento.
Quanto mais ele se mostrar inócuo, mais vou ter que repensar sua posição nos planos com Guy. Não sei o que fazer, estou meio assustada com as descobertas, com a inércia de Breno que se mostra crônica. Não poderei confiar a ele o desenvolvimento do menino, tampouco posso separar os dois. Breno precisa urgetemente se levantar e acordar para a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário