quinta-feira, 30 de junho de 2011
Saga de Guy - Cap 2
quarta-feira, 29 de junho de 2011
Saga de Guy - cap 1
sexta-feira, 20 de maio de 2011
quinta-feira, 21 de abril de 2011
O céu que nos protege: agradecimentos
Quero agradecer primeiramente, a toda a turma da Casa do Boneco, que me acolheu em seu seio afetivo e me ofereceu um trabalho que deu start a tudo isso. Especialmente a Say, que me ouviu nos meus momentos de agonia e torceu por nós.
Depois agradecer aos meninos d'Ambuba, Coro, Edão, Roberto, Grande, que ergueram as pilastras dessa nosso nova vida.
Agradecer a Rei, que escreve certo por linhas muito tortas (e que tanto fez e buliu, confundiu tanto nossas cabeças que culminou com a morte involuntária de algumas árvores) mas ele é Rei e deverá estar sempre certo.
Obrigada também ao povo todo de lá, principalmente Maínha Bizunga, paínho Antóim, Tim e as meninas por terem nos aturado lá nesses dias e nesses revezes.
Obrigada especial a vovô Cesar e vovó Eide e ao vovô Paulo que sempre nos socorrem nas nossas horas mais ingratas, os primeiros deram o teto, o segundo o chão e a mão (de obra)
Obrigada a vovó Solange, que anteriormente nos deu telhas que se transformaram em comida.
Obrigada a Karine e Djalma que também nos aturaram e ofereceram um teto lindo e gostoso ante dias intermináveis de chuva e vento.
Obrigada especial a Djalma que desejou com a própria alma a coclusão desta obra, e comemorou como se fosse dele a realização, e que gostaria de poder ajudar muito mais do que pôde. Djalma você é nosso irmão espiritual. Você é puro e lindo como uma alma....é por isso que você é "De Alma".
Obrigada finalmente aos três nobres cavalheiros que aceitaram esta missão sem ter o quê com isso, sem saber se iam receber, fizeram um trabalho profissional e rápido....Jairão, Boiadeiro e Muqueca. Ergueram o céu que nos proteje.
Gostaria rapidamente (pois não é meu feitio) pedir desculpas a todos que importunamos ou preocupamos com essa história. Esta pequena nuvem de algodão em nosso pedacinho do céu causou muitas e fortes emoções nas pessoas supracitadas. Foram realmente tantas emoções, parafraseando outro rei de um país tão tão distante. Desculpas ás tripas que se remoeram e nos provaram mais uma vez que estamos vivos.
Lembrando que nada disso aconteceria se não fosse a obstinação perseverante de Breno, que nunca deixa a peteca cair. Pró-ativo e otimista. Meu Amor obrigada!
Obrigada sempre a minha mãe Iemanjá (que nos traga sempre boas energias), meu pai Oxóssi (que seu manto verde nos cubra e nos proteja) e acima de tudo minha Mãe Natureza (que é quem rege tudo).
Agora pode chover, já não nos molhamos mais.
Estamos satisfeitos á beira mar, tomando overdose de natureza na veia, recebendo tudo dela por osmoze.
Não dá pra quem quer.....
(Desculpe, preciso baixar as fotos e logo posto)
domingo, 10 de abril de 2011
Simple Expedition Life
quarta-feira, 16 de março de 2011
Mamãe clichê: meu lugar comum
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
Uma passadinha
estive trabalhando por dois meses num restaurante na peninsula onde nao pegava nem telefone nem internet, fiquei isolada do mundo, ...e sozinha neh, pois guy e breno ficaram em itacare.....
foi otima as ferias de breno, mas de guy dava uma saudaaaaaaaaade.....mas agora estou de volta...quer dizer, mais ou menos neh, minha vida esta uma quizumba, nao paro mais em itacare....
fui pra salvador esse fds, agora estou em sorocaba....sem guy tb, guy ficou com breno...sexta volto pra itacare...sabado vou pra algodoes pois vamos começar a construir......na verdade um telhadinho apenas, vamos fazer aos poucos....um telhadinmho pra acampar, ja puxamos agua do subsolo (provisorio, pois vamos fazer captação no telhado)....e jah pedimos pra ligar a energia eletrica,
tamo querendo morar lah esse ano.....debaixo desse telhado....domingo vou pra ambuba e fico lah a semana toda ateh eles terminarem de fazer o telhado, qdo terminar eu volto pra algodoes e fico lah...
lah nao tenho acesso a net, mas vou ficar indo e vindo pra itacare pois to na Casa do Boneco e tal e coisa e coisa e tal
Em breve para com calma pra contar tudo como foi
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Blogueira de araque na ABL
Permita-me ensaiar uma mea culpa -sei que não tenho nada que me justificar, mas apenas como exercício literário: Nestes ultimos meses minha atividade intelectual - que assim prova não ser além - esteve voltada para a tal da Oficina de Reportagem que dei lá na Casa do Boneco pra meninada da comunidade. Também minha inspiração foi toda automatizada para os trabalhos de assessora de imprensa que me jogou no colo esta mesma Casa do Boneco - textos principalmente. Ademais, meu pensamento esta muito fixado em questões práticas e burocráticas: estou montando uma cafeteria, fazendo cursos de capacitação, tenho uma casa pra zelar e um filho pra cuidar. Café da manhã, faxina, almoço, outra faxina, quando você pensa que vai relaxar, o sol abre e o dever de mãe me manda levar Guy à praia.Estou organizando minha vida para desocupar esta casa, deixá-la livre para as bem-vindas locações de verão - faz mala, desfaz; guarda na caixa, precisou, procura na caixa. Que caixa? não sei tem que olhar em todas. Deixei o blog para as horas vagas, qua ainda não apareceram.
Escrevo aqui pois um leitor anônimo me provocou, eu o agradeço por isso.
Ao cabo desta semana juro-me ter livrado de todos esses brechós. Serei enfim 95% transpiração - subindo e descendo as ladeiras da Ambuba, remando canoa rio adelante, buscando água, cortando lenha - e 5% inspiração, que naquele terreno significa muito, pois no ar se respira sabedoria, tranquilidade e poesia.
Por tais circusntancias, igualmente não prometo a atualização constante. Não há eletricidade em Ambuba. Hei de levar meu papiro e minha pena. Na pior das hipótesis, passado o carnaval, o blog vai estar bombando de conteúdo.
Digo e repito, não estou buscando o troféu de Blogueira do Ano, desejo antes, uma cadeira na ABL. Tenho muitos livros prontos em minha cabeça, não tenho como passar pro papel pois os afazeres me chamam. Você bem sabe que pra escrever um livro o escritor precisa de sossego e solidão (eu pelo menos)- qualidades inimágináveis para mim neste momento. Algum gato pingado perdido pela internet, se quiser me patrocinar o primeiro livro, posso repensar a coisa do blog.....
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
A singela história de um jardim (ou) Mais um capítulo da história colonial
segunda-feira, 13 de setembro de 2010
Guy percussionista

Serezumanos felasdaputa
Hoje não. Eu não tenho mais essa sensação. Olha, nem sequer me lembro quando foi que isso mudou, nem tampouco o porquê. Hoje eu deixo de ir ao mercado comprar o que falta pra não ter que encontrar conhecidos. Tenho uma preguiça imeeeeensa de ter meu caminhar interrompido pra responder a perguntas de chatos
Imagine-se você, aí na sua cidade grande, em Sorocaba, ou Salvador, ou São Paulo, se
conhecesse to-do-mun-do da cidade. Você sai pra ir à padaria, e daqui até a esquina, encontra umas três ou quatro pessoas que você conhece. E tem que parar pra falar com todos, e nem tem tanto assunto assim, porque vocês se encontraram ontem também, sabem tudo um do outro, e ainda tem que responder se tá tudo bem, como é que está sua família, se vai viajar de novo e pra onde e por quanto tempo, se já conseguiu vender o carro, ou a casa, se ta malhando. Depois que terminam as perguntas, vem uma parte mais dura, o chato te dá um monte de conselhos pra melhorar seu dia, pra saúde do seu filho, pra vender a casa mais rápididamente, pra escolher um esporte. O desgraçado não sabe como resolver a vida dele, mas é um repositório de boas soluções para a minha vida. Durante um tempo você leva na esportiva, mas depois vai te enchendo.
Aí eu descobri um antídoto contra as perguntas dos chatos. Passei a jogar no outro time. O dos que perguntam. Como estratagema, cada conhecido que encontrar, você vai jogando um montão de perguntas, geralmente sem dar tempo do outro terminar de responder e já manda outra, que assim ele não consegue virar o jogo e passar a perguntar. É como no Jiu-Jitso, quando você está por baixo do cara, você tem que ficar dando explicações, quando você passa a guarda, você ta ganhando.
Quando você entra pelo mercado, de novo, mais dois conhecidos. E no trânsito, no caminho pro trabalho, no trabalho, na porta de casa quando vc sai pra molhar umas plantas. E se não sai, o feladaputa que passa na frente da sua casa, lembra de gritar seu nome, ou do seu filho, só pra mostrar que lembrou, já imaginou?
Olha, o que eu to sofrendo eu já sei, é uma preguiça violenta do ser humano, de ouvir seus papos, de saber dos causos, de ouvir notícias ruins. É incrível a capacidade do ser humano de produzir/dar más notícias. Eu to cuma preguiça da Dilma que não posso nem olhar na cara dela, uma preguiça de pensar porque a política continua vitimando a minha mãe natureza.
Uma indignação com o barulho exagerado. O ‘serumano’ é muito barulhento, meu Deus pra quê!!!! Uma preguiça danada de tentar saber meu interlocutor é sincero, se ta falando a verdade, se posso confiar naquela pessoa. Eu não confio em ninguém, aprendi assim, a vida me ensinou, fazer o quê. Tenho culpa? O serumano é essencialmente ruim e obscuro.
Antes eu me importava com as pessoas, hoje eu não ligo, não to nem aí pra ninguém, que todos se explodam.
Não é com orgulho que confesso, eu sei que estou perdendo muita coisa sentada sobre esta postura. Breno diz que eu estou amarga, pede pra que eu não seja ‘tão’. Eu sei, tadinho, ele tem razão. Ele é invejavelmente (alguns diriam irritantemente) alto-astral (e esse é meu antídoto – em doses homeopáticas). Mas é como eu sinto. Não acredito mais em Deus – isso também é uma confissão. Por onde ando, olho, ouço, não vejo Deus. Eu sei que deveria, mas não vejo.
segunda-feira, 30 de agosto de 2010
Retrato de um domingo
Depois da relaxada matinal – baiano quando acorda precisa dar uma descansada, pra depois começar seus afazeres – Breno foi à feira buscar as frutas e eu fiquei com Guy, que assistia a um desenho – UP Altas Aventuras (“Um explorador é amigo de todos: planta, peixe e até bezouro”)*
No vai e vem de Breno perdemos a praia, pois ele teria que sair as 16 horas, e já era meio dia. Guy dormiu e nós fomos fazer o camarão no bafo com uma lata de cerveja pra acompanhar – UMA! e almoçamos o resté donté do molho de camarão com ostras maravilha da vovó.
Guy acordou, almoçou, e fomos todos pra rodoviária levar o papai que ia pra Salvador – está auxiliando/estagiando o vovô Paulo em sua cafeteria. Dizque terça-feira vai fazer um curso de barista. Aí enfim vai entender o que significa a malfadada crema sobre o espresso (com S).
Depois de embarcar o papai, Guy ensaiou um choro, mas logo esqueceu. Compramos um filme e depois Guy foi andando, de mãos dadas comigo, desde a rodoviária até em casa. Um feito, é claro, pois até ontem ele jamais andaria por tão longo sem parar pra juntar porcarias do chão. E um alívio pra minha judiada coluna. Chegamos em casa e demos uma leve laricada, Guy brincou e eu, a maníaca obsessiva, faxinei. Guy viu outro desenho – Kung Fu Panda (“Você está muito preocupado com o que foi e com o que será. Ontem é história, amanhã é mistério, mas o hoje é uma dádiva, por isso chamamos ‘presente”)* – e eu viajei na sessão de antiguidades de um site de compras– to enxodozada!
Tomamos um banho, não sem antes receber a chata da Lena se convidando pra assistir um filme em minha casa. Não sei porque eu falei pra ela que ia ficar sozinha a semana toda, sendo que eu quero mesmo é ficar sozinha (com Guy). Detalhe que o filme é um cocô total, eu já tinha visto este com Breno (os primeiros 10 minutos). E eu, doida pra ver a matéria do Dr. Dráuzio, “É bom pra quê”, pois tava com cara que ia falar mal dos tratamentos fitoterápicos. Eu tomo chazinhos geralmente pra dormir (camomila, maracujá, liamba) ou pra gripe (alho ou gengibre) ou pra ressaca (boldo sem cozinhar) ou bronquite (liamba**). Mas realmente, para doenças graves, eu acho que não esperaria um tratamento a longo prazo. Com Guy, por exemplo, hipotireoideo, taco puran T4 e florais de Saint-German.
Me livrei de Lena quando pedi pra ela voltar lá pelas onze, depois que Guy dormisse. Pra ela ficava tarde. Tita e Cauã apareceram pra uma visitinha, tomamos um chazinho né! E os meninos brincaram um pouco, tudo a tempo de ligar a tela pouco antes de começar a matéria do Dr. Dráuzio. Enquanto papai esperava o Ferry Boat, em meio a uma confusão de cachaceiros voltado pra Salvador depois de um domingo comendo água na ilha, Guy quebrou um vidrinho de lentinha e foi maior trabalho, pois ele queria ainda por cima brincar com a lentilha envidraçada. Resolvi o babado dando um potinho com feijão, pra bem longe dos cacos. Quando terminei de limpar o vidro, a casa tava puro feijão, parecia que tavamos pagando penitência pisando milho. Mas, tudo pelo silêncio!
O titio chegou, quis também ele tomar um chazinho né! E Guy logo adormeceu no sofá duro me. Titio foi embora, Guy foi pra cama. Em Salvador, papai rezava para não ser vítima de violência urbana enquanto esperava o buzú numa parada super perigosa. Eu fiz um pão, e deixei o feijão todo no chão.
* Trechos dos filmes
** O que é liamba? acesse este link http://www.youtube.com/watch?v=9gdaQPr8NLE
segunda-feira, 2 de agosto de 2010
Esses dias de inverno
atribulada, muito trabalho, agenda sempre cheia...muitas reuniões de
negócios e coqueteils...mas enfim....consegui um tempinho naminh
agendapra ver os emails.....rrsrssrsrr
resumindo...muitos dias de preguiça e o computador parado.....
Aqui estamosp assando muitos dias de verão, calor e sol, praia pra
gastar energia do Guy, e de noite o inverno se mostra com suas
tempestades torrencias, vento forte, e um leve friozinho.....
Guy está muito safado e briguento, briga com todos na rua que vem
falar com ele, distribiu tapas e faz agente passar o maior carão, mas
enfim, é um bebe e ninguem pode achar ruim, agente tenta dizer,
didaticamente e .....cal - ma - en - te pra ele que nao pode, por
enquanto ainda nao funcionou
quando queremos um pouco de paz, taca logo MADAGASCAR 2 que vc
consegue duas horinhas pra fazer o q quiser, guy estará hipnotizado,
sabe, sou contra ficar colocando muita teevisão nele, mas de vez em
qdo, eu peço menos.....
fora isso, ele vai a praia quase todo dia, brinca muito, sozinho
mesmo, eu fico estatelada, aproveitando pra descançar....ele passa
por cima da canga das meninas, entra no meio do jogo de futebol, fica
no meio dos meninos jogando capoeira, pega o frisbi - aquele disco que
joga e ele volta na mao da pessoa, tipo bumerang - dos outros e nao
quer devolver, ele apronta muito na praia e deixa bem o seu recado:
"Essa praia é minha"....
nas ondas é que mais se diverte, ele vai entrando, entrando, e a onda
dá um maior pacote nele, ele sai rolando e cai sentado, levanta e
continua querendo entrar...ai vem uma mae bem chata que esta por perto
cuidando de seus filhos:..olha, a onda vai pegar seu filho...e eu, bem
de saco cheio delas digo....só vou buscar se ficar roxo ou se ver
sangue...hahahaha
Nosso café ta saindo, de va gar e sem pre, assianmos o contrato de locação e tiramos o alvará, estamos correndo atras agora de fazer a avaliação do imovel que será a garantia e depois entramos com o projeto, td muito lento, um teste de paciencia, qdo vc ve os dias passando, ninguem trabalhando, as contas chegando....so, keep walking ...
Aqui em casa a mesma falta de fazer de sempre,
estamos esperando vender o carrro, a moto, o carrinho, berço, cadeirinha do guy, soh falta vender a mae
enqto nao vendemos a caranga, vamos fazend o que o baiano faz de
melhor....relaxarrrr..r.r.rssrsrsr
que remédio neh my friend
O breno foi no terreiro fazer uma limpeza esses dias, tmou banho de
ervas peladao e matou um galo no pisão...pra ver se abre os caminhos
dele....é que descobrimos que a EX fez uma macumba de morte pra ele....huuuuu...de arrepiar neh, mas eh verdade, mas agora já esta desfeito
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Onde enfiar o papai Noel?
-Devemos manter a fantasia enquanto ele é uma criança, e com o tempo ele vai sacando que o papai Noel é o pai e a mãe dele - resumiu o pai engessado.
-Eu tenho um amigo muti doido que conta que o maior trauma de sua vida foi do dia em que descobriu que o papai noel é uma mentira - complicou a mãe apocalíptica. E quis mais confusão:
-Pode até ser que o natal seja uma data cultural - e o é - mas é antes uma data religiosa, que teve origem em um causo contado pela igreja católica, sobre o nascimento do supra-valorizado Jesus. Eu por exemplo que não cultuo a Jesus como as pessoas comuns, como posso passar isso para meu filho? Como fazer força pra acreditar na igreja, em Jesus, no papai Noel, pra poder criar essa fantasia pra ele e depois de um tempo, desmentir tudo? - e, apelando mais um pouco:
- E aquela fantasia de coca-cola, aquelas peles todas, que calor, nada a ver! Neve, chaminés, lareiras, não temos nada disso aqui!
- A, pensa entao como se ele fosse apenas mais um personagem infantil - simplificou o pai Caymista.
Bem, o argumento do pai é bastante sólido, podemos colocar o papai Noel no patamar do coelhinho da páscoa, por exemplo, um personagem que traz presentes. Mas aqui no âmago, não me convenci. Você caro leitor, o que me diz?
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Frases da semana
quinta-feira, 24 de junho de 2010
Perco o marido mas não perco a piada
Eu sou avessa a televisão, não é novidade pra ninguém. Também não é novidade que não consigo suportar 5 minutos de novela. Por isso Breno ficou muito surpreso ontem quando, ao chegar em casa, topou comigo assistindo a novela Passione. Então, num tom tipo: aha!!! peguei você no flagra, ele ironizou:
- O quê???? Vendo novela. Que está acontecendo com a senhora esquisita? Esta ficando normal?
- É que eu quero ver as paisagens da Itália. Adoooooooooooooro!!!
Ele, rapidamente passou a bufar de ciúme:
-Rapaz, você gosta tanto assim da Itália por causa daquele italiano que você ficou?
- Não querido, ao contrário. Eu fiquei com aquele italiano porque eu gosto da Itália.
Capitulo II
-Ah eh? Então porque você não foi arrumar um marido lá na Itália?
- Porque a passagem pra Bahia é mais barata!




