segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Retrato de um domingo

Pulamos da cama com um susto meu ao ouvir uma buzina na rua. Pensei que era vovó que já vinha despedir-se. Guy já estava acordado, quieto. Breno ia buscar pão quando vovusko e vovuska chegaram com Fran e Gu pra dizer até logo. Em seguida, Irado chegou e tomou café da manhã com agente, que tinha bolinho e carimã e uma coisa feita de tapioca que eu não sei o nome, mas que com um café pretinho fica uma beleza.
Depois da relaxada matinal – baiano quando acorda precisa dar uma descansada, pra depois começar seus afazeres – Breno foi à feira buscar as frutas e eu fiquei com Guy, que assistia a um desenho – UP Altas Aventuras (“Um explorador é amigo de todos: planta, peixe e até bezouro”)*
No vai e vem de Breno perdemos a praia, pois ele teria que sair as 16 horas, e já era meio dia. Guy dormiu e nós fomos fazer o camarão no bafo com uma lata de cerveja pra acompanhar – UMA! e almoçamos o resté donté do molho de camarão com ostras maravilha da vovó.
Guy acordou, almoçou, e fomos todos pra rodoviária levar o papai que ia pra Salvador – está auxiliando/estagiando o vovô Paulo em sua cafeteria. Dizque terça-feira vai fazer um curso de barista. Aí enfim vai entender o que significa a malfadada crema sobre o espresso (com S).
Depois de embarcar o papai, Guy ensaiou um choro, mas logo esqueceu. Compramos um filme e depois Guy foi andando, de mãos dadas comigo, desde a rodoviária até em casa. Um feito, é claro, pois até ontem ele jamais andaria por tão longo sem parar pra juntar porcarias do chão. E um alívio pra minha judiada coluna. Chegamos em casa e demos uma leve laricada, Guy brincou e eu, a maníaca obsessiva, faxinei. Guy viu outro desenho – Kung Fu Panda (“Você está muito preocupado com o que foi e com o que será. Ontem é história, amanhã é mistério, mas o hoje é uma dádiva, por isso chamamos ‘presente”)* – e eu viajei na sessão de antiguidades de um site de compras– to enxodozada!
Tomamos um banho, não sem antes receber a chata da Lena se convidando pra assistir um filme em minha casa. Não sei porque eu falei pra ela que ia ficar sozinha a semana toda, sendo que eu quero mesmo é ficar sozinha (com Guy). Detalhe que o filme é um cocô total, eu já tinha visto este com Breno (os primeiros 10 minutos). E eu, doida pra ver a matéria do Dr. Dráuzio, “É bom pra quê”, pois tava com cara que ia falar mal dos tratamentos fitoterápicos. Eu tomo chazinhos geralmente pra dormir (camomila, maracujá, liamba) ou pra gripe (alho ou gengibre) ou pra ressaca (boldo sem cozinhar) ou bronquite (liamba**). Mas realmente, para doenças graves, eu acho que não esperaria um tratamento a longo prazo. Com Guy, por exemplo, hipotireoideo, taco puran T4 e florais de Saint-German.
Me livrei de Lena quando pedi pra ela voltar lá pelas onze, depois que Guy dormisse. Pra ela ficava tarde. Tita e Cauã apareceram pra uma visitinha, tomamos um chazinho né! E os meninos brincaram um pouco, tudo a tempo de ligar a tela pouco antes de começar a matéria do Dr. Dráuzio. Enquanto papai esperava o Ferry Boat, em meio a uma confusão de cachaceiros voltado pra Salvador depois de um domingo comendo água na ilha, Guy quebrou um vidrinho de lentinha e foi maior trabalho, pois ele queria ainda por cima brincar com a lentilha envidraçada. Resolvi o babado dando um potinho com feijão, pra bem longe dos cacos. Quando terminei de limpar o vidro, a casa tava puro feijão, parecia que tavamos pagando penitência pisando milho. Mas, tudo pelo silêncio!
O titio chegou, quis também ele tomar um chazinho né! E Guy logo adormeceu no sofá duro me. Titio foi embora, Guy foi pra cama. Em Salvador, papai rezava para não ser vítima de violência urbana enquanto esperava o buzú numa parada super perigosa. Eu fiz um pão, e deixei o feijão todo no chão.
* Trechos dos filmes
** O que é liamba? acesse este link http://www.youtube.com/watch?v=9gdaQPr8NLE

3 comentários:

  1. Pela primeira foto, começou a fase "o que é isso? meu pintinho..."
    E já passou da fase, de andar tipo macaquinho catando as coisas do chão!
    Ufa!
    Cheirinho de tia Ágata!

    ResponderExcluir
  2. Ufaaa té q enfimm..muita saudades dos posts...muita saudades de vcs...
    Beijosss no core...
    Entendo super a delícia de estar as vezes um tikim na deliciosa solidão...é uma sensaçaõ tao relaxante né...so na companhia da prole...curta...kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Abençoada liambaaa....ahahahahahha.....
    E a matéria do Drauzio,vc conseguiu ver afinal??
    Vou ver se acho aki ne net j esse assunto muito me interessa,estamos totalmente adeptos aki dos naturebas...bjo...love youuuu

    ResponderExcluir