quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Quero idéias

Levei a resso pra T.O. da equo ver.
Marília explicou que sim, é na área de Brocah, e que pelo que ela estava acostumada a ver, era uma lesão muito pequena.
Disso eu sei, por isso Guy, 'só' não fala. Se fosse maior, estaria como as outras crianças que frequentam a equo.  Com disfunções muitissimos mais  graves que do meu pequeno.
Eu perguntei se essa lesão poderia levar Guy a um dificuldade no aprendizado - meu maior pânico. Porque Guy não aprende quase nada. Marília acha que é mais por causa da falta de atenção dele.

Sim, é isso. Parece que Guy não quer se comunicar. Não quer te ouvir, não quer te olhar. É como se por gôsto, ele não gostasse de companhias
Guy come com a mão direita e com a esquerda (mesmo com aquelas colheres tortinhas de comer com a direita)
Ele bebe água sozinho. Chega na escola e bate na porta com o punho cerrado, tipo 'tem alguem aí?'.
É pouco? É pouquíssimo, mas quer dizer que ele tem capacidade de aprender.
Então a palavra mágica é 'atenção'. Temos que descobrir como puxar a atenção dele. Os espaços vazios -  ou seja, quando não tem ninguém interagindo com ele - é como se fosse (vamos dizer numa linguagem religiosa) é como se deixasse o demônio entrar e se instalar.
Uma das chaves que desencadeiam o ócio no Guy é a mão (acho que mais a direita) pois ele tem um flapping, um movimento repetitivo -a exemplo dos sintomáticos e casos de autismo - balançado a mão para cima e para baixo. Ele fixa os olhos neste movimento e não quer dar atenção a mais nada. Isso quando ele não encontra algum objeto para protagonizar este evento, na maioria dos casos, alguma coisa com cordinha, fio, penduricalho. Pedras e brinquedos de pecinhas também ajudam a mergulhar no ócio, assim como a água.
Nós - pai, mãe, tios, faxineira, professora etc...nos empenhamos em sumir com todos esses brinquedos ou objetos 'autísticos'. Tratamento de adictos. Ao mesmo tempo que tentamos chamar a atenção dele pra outras coisas. E a pergunta que se segue é: como?
Quando tiramos tudo, ele teima em voltar pra mão.
Está sendo difícil chamar atenção de Guy. Estou tentando pensar em algumas táticas, e gostaria que pudessem me dar idéias:
1a - engessar a mão dele por alguns dias (sério)
2a - um filhotinho de cachorro pra ficar enchendo o saco dele
3a - escola em tempo integral
4a- adotar uma criança
5a- produzir uma criança (isso, um irmão)

***
Ontem cheguei na escola pra buscar Guy, estava meia hora atrasada. Só estava Guy e Mamá, uma negra liiiiinda, deitados no colchãozinho. Guy estava no maior rala e rola com Mamá, se enroscando nela. Ela, só de sainha, adoraaaaaaaaando.

3 comentários:

  1. Fer...
    Acho que o gesso vai acabar chamando mais a atenção dele pra mãozinha,alem do que só seria temporária a solução,já que o gesso não vai ficar para sempre lá.
    Quanto ao cãozinho,acho muiiito legal,ok sei que será mais um pra vcs tomarem conta,mas acredito que possa funcionar sim pra puxar atenção dele,escolha um pequenino que possa estar acompanhado sempre ele,vai virar um companheiro sim.
    Escola em tempo integral tb acho uma idéia boa sim,no meu pouco entendimento tenho certeza que as crianças e as atividades em geral na escola são importantérrimass pra ele.Mas analisando bem veja se a escola em tempo integral não vai atrapalhar as outras atividades fora da escola que ele tem.
    Quanto a mais crianças como irmão,na minha opnião(vc pediu opniões hein)não creio que seja ainda a hora não,acho que Guy precisa integralmente de vc e de Breno e outra criança vai demandar uma divisão da atençao de vcs,aqui vos fala uma mãe de 2,e como acho que já ate te falei uma vez 1 filho é uma história 2 é outra completamente diferente,muda totalmente a trajetória.Sim sei que em partes faria mui bien para Guy um companheiro,mas acho que os da escola já farão esse papel,pode ser a passos mais lentos,mas os amigos da escola terão esse papel sim.
    Mas se vc fizer muita questão do irmão,tenho 2 prontos aqui modelo 1998 e modelo 2004,a sociedade os chama de primos,mas no core tenho certeza que topariam esse papel sem pestanejar nem por um segundo,pronto simples assim, vem simbora todo mundo pra Sampa e já teras 2 irmãos pré montados pra Guy,rsrsr
    Brincadeiras a parte comadre mia o que acho de primeira é isso aí,se pintar uma segunda opnião (minha mesmo)te falo.
    Love youuu ...

    Ps-Mandei um email,quero enviar um negócio qdo Vó Eide for pra aí e quero su opnião,abre e responde-me
    Beijoooooossss

    ResponderExcluir
  2. amiga, sem essa de gessinho, por Deuses! medidas paliativas não!
    Adorei a ideia do cachorro!acho q seria legal um labrador, ou um golden, sao grandes e soltam pelos.. esse é o mal, mas eles se dão suuuuper bem com crianças, tem um instinto protetor, abrendem rápido, não são histéricos latindo até pra sombra, e tb as raças mais utilizadas em tratamentos terapeuticos.Fora q amaaaaam água!e demandam menos trabalho q um bebê bípede.
    sobre te outro filho, acho linda a ideia! confesso q pensei bastante nessa possibilidade, se lhes viria bem ou não... e cheguei na conclusão q agora, a energia, tempo, paciencia, grana devem ser investido em guy,pouco a pouco minha amiga, todo esses estimulos terapeuticos começaram a surtir resultados,e ele se sentirá importante em pertencer a familia nessa decisão de ter um irmão, poderá desfrutar muito mais com isso, acho até q ele ensinará coisas muito além da nossa vã filosofia para o seu companheiro de vida.. apoio q ele tenha um irmão, mas em outro momento ;)
    Escola em tempo integral??? desculpa, mas num acho legal. Vejo q agora q guy começará a seu desenvolvimento real junto as terapias e a escolinha cotidiana. o tempo com a familia foi, é e será importante, para a formação do individuo dele, a identidade familiar, q sei q a ligação de guy com vc e breno é mto forte,será q cortar será legal? num vai sobrecarrega-lo? deixando-o estressado e dificultando o andar da carruagem frente as terapias? talvez, se invés de escola integral, nas horas vagas, combinar de levalo em casa de amiguinhos para brincar ou até mesmo ralaxar com ele um pouco... cuidado para nao sobre carregalo por demasiado zelo, tapar a cabeça e descubrir o pé.. e ser aqueles pais q colocam o filho na escola alemã, natação, judô, kumom, balet, ginastica olimpica.. estressando a pobre criança, creio ser necessário e fundamental os estimulos, atividades ocupacionais e tb o tempo de guy para a sua reflexão de tudo q lhe está sendo sugerido.

    ai ai... q vontade de dar um xêro no cêis!! Vou pensar em mais opçoes e conversamos!

    lhes amooooo!! beijo da dinda

    ResponderExcluir