quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um dia no Quilombo D'Oiti














Da rio pra rede, da rede pro mangue, do mangue pra rede, da rede pro rio....

Guy ou dorme, ou está na água

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Blogueira de araque na ABL

Eu sei, eu sei, é verdade, estive ausente deste blog. Ausente tanto que talvez perdesse o estatus de blog. Se para este houvesse uma lei, talvez a primeira delas seria a da Atualização, e dentro desse cenário, se estivesse diante de um delegado, teria de fazer a seguinte confissão. Realmente eu não sou blogueira. Eu sou escritora. Pronto, confessei. E como uma escritora sem livros publicados, vim buscar o blog como veículo das minhas escritas. Nem tanto com meio de divulgação - pois meus leitores são raros, apenas aqueles que tem um contato muito intimo comigo, além de alguns gatos pingados perdidos pela net - mas sim como meio de exercitar e de armazenar, de arquivar meu linguajar.
Permita-me ensaiar uma mea culpa -sei que não tenho nada que me justificar, mas apenas como exercício literário: Nestes ultimos meses minha atividade intelectual - que assim prova não ser além - esteve voltada para a tal da Oficina de Reportagem que dei lá na Casa do Boneco pra meninada da comunidade. Também minha inspiração foi toda automatizada para os trabalhos de assessora de imprensa que me jogou no colo esta mesma Casa do Boneco - textos principalmente. Ademais, meu pensamento esta muito fixado em questões práticas e burocráticas: estou montando uma cafeteria, fazendo cursos de capacitação, tenho uma casa pra zelar e um filho pra cuidar. Café da manhã, faxina, almoço, outra faxina, quando você pensa que vai relaxar, o sol abre e o dever de mãe me manda levar Guy à praia.Estou organizando minha vida para desocupar esta casa, deixá-la livre para as bem-vindas locações de verão - faz mala, desfaz; guarda na caixa, precisou, procura na caixa. Que caixa? não sei tem que olhar em todas. Deixei o blog para as horas vagas, qua ainda não apareceram.
Escrevo aqui pois um leitor anônimo me provocou, eu o agradeço por isso.
Ao cabo desta semana juro-me ter livrado de todos esses brechós. Serei enfim 95% transpiração - subindo e descendo as ladeiras da Ambuba, remando canoa rio adelante, buscando água, cortando lenha - e 5% inspiração, que naquele terreno significa muito, pois no ar se respira sabedoria, tranquilidade e poesia.
Por tais circusntancias, igualmente não prometo a atualização constante. Não há eletricidade em Ambuba. Hei de levar meu papiro e minha pena. Na pior das hipótesis, passado o carnaval, o blog vai estar bombando de conteúdo.
Digo e repito, não estou buscando o troféu de Blogueira do Ano, desejo antes, uma cadeira na ABL. Tenho muitos livros prontos em minha cabeça, não tenho como passar pro papel pois os afazeres me chamam. Você bem sabe que pra escrever um livro o escritor precisa de sossego e solidão (eu pelo menos)- qualidades inimágináveis para mim neste momento. Algum gato pingado perdido pela internet, se quiser me patrocinar o primeiro livro, posso repensar a coisa do blog.....